Utilizando o Tiny Multi Bootloader+ com Microcontrolador PIC18F4550 a 48MHz

Nesse post mostrarei os passos necessários para utilizar o Tiny Multi Bootloader+.

Tentarei detalhar ao máximo os passos necessários para possibilitar que mesmo iniciantes possam utilizar esse bootloader.

A primeira coisa a fazer é gravar o arquivo .hex do bootloader no Microcontrolador PIC. Para isso será necessário um gravador como o ICD2, ICD3, entre outros que estão disponíveis no mercado.

O arquivo a ser gravado e o código fonte estão compactados aqui: boot18f4550

A versão para PIC18F4550 48MHz foi feita por mim, a partir de uma versão original para 20Mhz que o Tiny Bootloader. Se preferir outra configuração ou outro microcontrolador, veja os disponíveis no site do Tiny Multi Bootloader+.

Depois, você vai precisar de um circuito para conectar o PIC ao PC via RS232. Como boa parte dos notebooks já não possuem mais uma porta RS232 (até os desktop novos já não possuem mais), então decidi utilizar o componente FT232RL, ele funciona como um conversor USB-SERIAL e é muito fácil de utilizar. O único porém é o fato de ser SMD, no pacote SSOP28, cujo espaçamento entre os pinos é muito pequeno.

Existem vários módulos disponíveis nos quais esse componente já vem soldado.

picft232
Circuito PIC18F4550 e FT232RL com foto real.

Se tiver uma porta serial RS232 disponível, basta utilizar o MAX232, o qual possui muitos exemplos na internet. As conexões TX e RX são as mesmas. Apenas deve-se verificar o pino RTS, pois o TinyMB o utiliza para reiniciar o microcontrolador na hora de gravar.

Esse circuito pode ser alimentado pela própria USB, que fornece 5V. Para usar o FT232RL, o usuário deve instalar o driver que está disponível no site do fabricante.

Agora, com o circuito conectado ao computador, basta abrir o TinyMB, escolher o arquivo .hex a ser gravado, selecionar a porta COM e Clicar em “Write Device“. Deve-se também selecionar o baudrate correto, para o hex disponibilizado aqui, o correto é 115200.

fototinybl
Tela do TinyMB

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *