Xampp: Fornecer outros arquivos web fora do diretório htdocs

Quando estamos desenvolvendo um sistema web com xampp é normal colocarmos os arquivos da pasta htdocs. Afinal, é este diretório que o servidor apache irá utilizar para fornecer os arquivos e é ele que você acessa ao digitar http://localhost/ no seu navegador.

Entretanto, colocar os arquivos em locais estratégicos de fácil acesso pode acelerar muito o desenvolvimento. Imagine se puder utilizar como diretório do xampp uma pasta qualquer numa conta do Dropbox. Assim, o backup estaria garantido pelo Dropbox, você não precisaria dedicar tempo para salvar tudo ou restaurar caso trocasse de máquina.

Legal, e como fazer?

  1. Abra o arquivo apache\conf\httpd.conf na pasta do seu xampp. Mais ou menos pela linha 200 copie e cole logo abaixo toda a seção (incluindo o conteúdo)  <Directory "C:/xampp/htdocs"> ... </Directory> .
  2. Na cópia, troque  "C:/xampp/htdocs" pelo novo diretório que você quer fornecer, algo como "C:/caminho/para/projeto".
  3. Encontre  <IfModule alias_module>...</IfModule> mais ou menos pela linha 300 e adicione:  Alias /myapp "C:/caminho/para/projeto". Nesse caso, myapp é o nome que você quer chamar na hora de acessar http://localhost/myapp.
  4. Não inclua barras no final dos caminhos.
  5. As barras precisam ser “/” e não “\”
  6. Reinicie o servidor.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *